segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

10 passatempos ativos para idosos


1. Criar algo novo
Os idosos podem dedicar o seu tempo à criação de algo novo que esteja relacionado com as artes plásticas, como o desenho, a pintura e a escultura ou as artes cénicas, como a dança e o teatro. Estas atividades podem ser muito divertidas e podem fornecer um rendimento extra para investir noutras áreas e/ou projetos. Tenha em consideração que ao criar algo de novo poderá estar a revelar algum talento escondido que nunca tinha tido a oportunidade de explorar antes.

2. Nadar
A natação é um desporto muito completo e exigente, uma vez que movimenta todos os músculos do corpo humano. Os exercícios de natação trazem consigo muitos benefícios para a saúde dos idosos, como por exemplo:
 Reduz o risco de doenças crónicas
 Melhora a saúde dos idosos que sofrem de doenças crónicas como a diabetes e a artrite reumatoide
 Diminui a dor da osteoartrite
 Alivia as dores da artrite reumatoide
 Melhora a saúde das articulações, nomeadamente dos joelhos, tornozelos e quadril
 Aumenta a resistência e a flexibilidade do corpo
 Trabalha a saúde dos ossos
 Melhora o ritmo cardíaco de um idoso
 Diminui a depressão e aperfeiçoa o humor

A natação é assim um desporto único e divertido e os exercícios aquáticos são muito apropriados para o bem-estar dos idosos. 

3. Restaurar algo antigo
A restauração pode ser um passatempo muito divertido e entusiasmante, especialmente para as pessoas que são ágeis de mãos. Existem vários exemplos bem-sucedidos de coisas antigos que foram corretamente remodelados por pessoas idosas durante o período da reforma, como por exemplo: carros, barcos, motos e até casas. Por outro lado, se não pretender restaurar um projeto de grande envergadura, pode restaurar a cerca da casa ou até mesmo o jardim. Trata-se de uma ótima maneira de ocupar o seu tempo livre e de se manter ativo e produtivo.

4. Fazer ginástica e bastantes alongamentos
O exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, pois melhora a sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos ao desgaste e à fadiga do dia-a-dia. Dessa forma, os músculos do corpo precisam de ser constantemente alongados para impedir a rigidez que vem com a idade. Nos últimos anos, o ioga é uma das atividades que mais tem crescido e é, atualmente, uma das mais apreciadas pela comunidade sénior. Os seus treinos combinam exercícios físicos de alongamento com a meditação, o que melhora o fluxo sanguíneo entre o cérebro e o coração e acalma o corpo e a mente.

5. Viajar
Fazer viagens é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar. Durante o período da reforma, há sempre mais tempo livre para passear e para viajar, conhecendo tudo aquilo com que sempre sonhou. Existem várias formas de viajar e tanto se pode optar pela utilização da autocaravana para conhecer o país ou realizar viagens intercontinentais para conhecer culturas diferentes. Por outro lado, existe também a hipótese de se fazer cruzeiros em grupos turísticos em regime de tudo incluído, não se preocupando com a comida, acomodações ou entretenimento.

6. Caminhar
Caminhar é um dos passatempos mais gratificantes que uma pessoa pode fazer. Pode caminhar sozinho ou em grupo e pode fazê-lo em todo o lado: ao longo de uma calçada, por entre os bairros de uma cidade, pela montanha, entre outros. Trata-se de uma atividade que promove o convívio social, melhora o ritmo cardíaco e possibilita conhecer a arquitetura e as paisagens de uma determinada região.
Alguns grupos seniores organizam caminhadas e promovem-nas junto das principais associações para chamar a atenção de outras pessoas e dos média para a existência de um determinado problema, como por exemplo: a marcha de apoio à investigação do cancro da mama, aos doentes que sofrem de Alzheimer, de esclerose múltipla ou da SIDA, entre outros problemas.

Caminhar é, sem dúvida, uma atividade saudável que todas as pessoas devem praticar, pois os benefícios para a saúde são grandes.

7. Dançar
A dança é uma atividade social de competição ou de lazer que proporciona muitos momentos agradáveis e faz muito bem à saúde. Existem vários estilos de dança, como o samba, o quickstep, a rumba, o tango, entre outros, e todos eles são fantásticos para a melhoria do equilíbrio e da saúde cardiovascular.

A dança é, sem dúvida, uma atividade alegre e bem-disposta que estimula a mente, pois obriga o cérebro a tomar decisões muito rápidas na realização das mais variadas coreografias. Atualmente, os seniores dedicam muito do seu tempo livre à dança, pois esta é uma forma de se manterem socialmente ativos depois da reforma.

8. Cuidar do jardim

Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina o exercício físico com a criatividade e o ar livre. Para os idosos, a jardinagem é um passatempo muito exigente porque “obriga” o jardineiro a estar em constante movimento. Para cuidar de uma horta ou de um jardim, o jardineiro precisa de se inclinar, levantar, caminhar, ajoelhar, alongar e sentar, entre outros exercícios físicos e isso pode ser uma boa forma de um idoso se manter ativo. Por outro lado, o facto de mexer na terra proporciona um prazer exclusivo. É de realçar que, se tiver espaço, pode cultivar um jardim de vegetais, o que lhe permitirá ter sempre legumes frescos nas suas refeições. Esta hipótese é também uma mais-valia económica, pois vai permitir-lhe gerir melhor o seu orçamento familiar.

9. Praticar jogos variados
A prática de vários jogos é um passatempo muito saudável e divertido. Trata-se de uma forma de ocupar a mente, de realizar exercício físico e de fazer novos contactos sociais. Das principais atividades desportivas para idosos, destacam-se o golfe, o ténis e o boccia. Estes jogos são fantásticos e possibilitam o estreitar de laços de amizade entre todos os praticantes.

10. Ajudar as outras pessoas
A participação nos programas comunitários das escolas, instituições e organizações sem fins lucrativos, é uma mais-valia na ajuda prestada aos mais necessitados. Trata-se de um dos passatempos mais nobres que uma pessoa pode ter, pois o auxílio que é prestado aos outros pode ser determinante na melhoria das suas condições de vida. As pessoas idosas podem fazer voluntariado para ajudar uma comunidade, pois, ao fazê-lo estarão a criar novas redes sociais e relações de amizade. Existem várias formas de o fazerem: cuidar de uma pessoa idosa, passear os cães de um canil ou até trabalhar com crianças desfavorecidas, entre outras. Ajudar as pessoas é, sem dúvida, uma ação muito exigente que obriga as pessoas a darem tudo em prol dos outros, mas a recompensa pode ser muito enriquecedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário